Eixo de intervenção 2

INTERVENÇÃO FAMILIAR E PARENTAL, PREVENTIVA DA POBREZA INFANTIL

 

Ação 16 – Gabinete de Apoio à Família ( ver mais )

Esta ação contempla a Dinamização de um Gabinete de Apoio à Família que procura atuar ao nível preventivo e promocional ao nível das diversas problemáticas vivenciais das crianças e adolescentes, bem como ao nível da dinâmica familiar, tentando manter a coesão da família, de forma a evitar ruturas e a perspetivar novas formas de intervenção familiar.

 

 

Ação 17 – Gabinete de Apoio à Família – Informação para a cidadania ( ver mais )

Esta ação prevê a realização de workshops e ações de informação sobre cidadania.

 

 

Ação 18 – Aquisição de competências culturais e recreativas ( ver mais )

Esta ação prevê a realização de workshops e ações de formação / informação sobre competências culturais e recreativas (áreas cultural, motora e lúdica.).

 

Ação 19 – Aquisição de competências pessoais e sociais ( ver mais )

Esta ação prevê a realização de workshops e ações de formação / informação sobre competências pessoais e socais (estilos de vida saudáveis, ações de formação e sensibilização na área da saúde, educação e cidadania plena).

 

Ação 20 – Direitos das Crianças ( ver mais )

Esta ação visa promover o Plano Local de Promoção dos Direitos e dos deveres das Crianças e Jovens do Concelho de Mirandela em parceria com a CPCJ e com Município. Dinamizar atividades referentes ao mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância (abril) e a comemoração da Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças (novembro).

 

Ação 21 – Formação Parental ( ver mais )

Visa a dinamização de atividades no âmbito da formação parental, nomeadamente a execução de um Projeto Concelhio de Educação Parental em parceria com a CPCJ e o Município de Mirandela.

 

Ação 22 – Tertúlias Familiares ( ver mais )

Esta atividade pretende estimular a participação das famílias em atividades socioeducativas, visando o fortalecimento dos vínculos familiares.

 

Tem também como objetivo proporcionar, por meio da mediação, soluções mais céleres aos conflitos, com uma perspetiva interdisciplinar, incentivando a composição pacífica de questões divergentes.

 

Ação 23 – Dar Movimento à Vida ( ver mais )

"Dar Movimento à Vida" é um programa de atividade física a desenvolver no concelho de Mirandela, para idosos e pessoas com incapacidade/deficiência.

 

 

Ação 24 – Não à Solidão ( ver mais )

Esta ação visa Proporcionar às populações isoladas, novas rotinas essenciais ao equilíbrio/bem-estar físico, psicológico e social, desenvolvendo iniciativas propiciadoras do convívio e atividades de animação e de ocupação dos tempos livres, compreendendo, entre outras, deslocações, visitas culturais e recreativas, por forma a reduzir o sentimento de solidão e de isolamento.

 

Ação 25 – Banco de Móveis e Equipamentos Usados ( ver mais )

Esta atividade prevê a dinamização de um um Banco de Móveis Usados que tem como propósito o fomento da partilha de móveis usados, disponibilizando-os posteriormente gratuitamente a quem deles necessita.

 

 

Ação 26 – Banco de Serviços e Apoio Técnico ( ver mais )

Prevê a criação de um Banco de Serviços e Apoio Técnico, incentivando os agentes económicos e entidades públicas e privadas a disponibilizar profissionais das áreas da eletricidade, mecânica, carpintaria, construção, canalização, entre outros, recolhendo as necessidades de intervenção nas famílias necessitadas e promover as respetivas reparações.