Eixo de Intervenção 1

EMPREGO, FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

 

Ação 1 – Dinamização de um Gabinete de Apoio à Inserção (GAI) ( VER MAIS )

A atividade do GAI centra-se no apoio à inserção e reinserção profissional. Está prevista a dinamização de um plano de atividades e estruturas de apoio para a capacitação dos desempregados, de forma a promover a sua integração profissional, social e pessoal.

 

 

Ação 2 – Informação para a inserção ( VER MAIS )

Em articulação com a ação anterior, será promovida a divulgação das medidas ativas de emprego e oportunidades de inserção. Em parceria com IEFP serão também divulgadas as medidas ativas de emprego e oportunidades de inserção, tanto nos atendimentos presenciais como nas sessões de capacitação para a procura ativa de emprego.

 

Ação 3 – Informação para a Inserção – Plataforma de Oferta Formativa, Educativa e de Emprego ( VER MAIS )

Será efetuado o levantamento das instituições que disponibilizam oportunidades de emprego e inserção no Concelho e respetiva publicitação periódica das mesmas numa Plataforma Eletrónica de Oferta Formativa, Educativa e de Emprego (PEOFEE).

 

 

Ação 4 – Dinamização do Gabinete de Apoio à Empresa e ao Empreendedor – GAEE ( VER MAIS )

Será promovida a dinamização do GAEE visando exponenciar os resultados já evidenciados nos anos anteriores e assumindo-se como uma estrutura de apoio ao empreendedorismo e às empresas com visível resultado na atividade económica local.

 

 

Ação 5 – TuaStart – Incubadora de Empresas ( VER MAIS )

Através do GAEE, será promovida a gestão da Incubadora de Empresas TuaStart, como estrutura de apoio à instalação/incubação de projetos de empreendedorismo e de auto-emprego, através da divulgação da incubadora e gestão de candidaturas para a instalação de novos projetos.

 

 

Ação 6 - Gestão de candidaturas a Regulamentos Municipais de Apoio a Atividades Económicas ( VER MAIS )

Através do GAEE, será promovida a gestão de candidaturas aos Regulamentos Municipais de Apoios a Atividades Económicas, e prestação de apoio aos promotores, bem como a emissão de parecer para a atribuição dos apoios.

 

 

Ação 7 – PEOFEE – Plataforma Eletrónica de Oferta Formativa, Educativa e Emprego ( VER MAIS )

Pretende-se reunir numa plataforma eletrónica toda a informação existente no concelho de Mirandela sobre oportunidades de qualificação, desde as ofertas de cursos de formação profissional, ao ensino recorrente secundário até ao superior, formações modulares, seminários, workshops entre outros, bem como as ofertas de emprego disponíveis no Concelho. Esta ferramenta permitirá uma pesquisa sobre toda a oferta educativa e formativa existente no concelho, e eventual pré-inscrição na mesma, de uma forma rápida e fácil, ou candidatarem-se a empregos.

 

 

Ação 8 – Informação para a Qualificação ( VER MAIS )

Através do GAI pretende-se informar e encaminhar sobre as oportunidades de qualificação existentes assim como nas sessões de capacitação para a procura ativa de emprego.

 

Ação 9 – Sensibilizar para empregar ( VER MAIS )

Sensibilização dos empresários, instituições e entidades empregadoras locais para a concretização de medidas ativas de emprego e processos de inserção através de ações de informação às entidades promotoras por tipologia de destinatários assim como sensibilização das entidades no âmbito do GAEE e disponibilização do apoio na elaboração de candidaturas.

 

Ação 10 – Sinalizar para integrar ( VER MAIS )

Apostar-se-á na realização de um diagnóstico de necessidades formativas no território e respetiva proposta de execução de ações formativas às entidades públicas e privadas de forma a promover percursos alternativos para alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo;

 

Será também promovido um acompanhamento periódico nas escolas para a monitorização de situações de abandono escolar bem como estabelecida uma parceria com os CQEP locais para a orientação vocacional e encaminhar para as ofertas disponíveis em toda a rede

 

Ação 11 – Feira de Orientação Escolar e Profissional ( VER MAIS )

Será promovida a realização da Feira da Orientação Escolar e Profissional com especial enfoque na orientação e integração profissional.

 

Ação 12 – Escola Empreendedora – Seminário ( VER MAIS )

Será realizado, conjuntamente com os parceiros do GAEE, um seminário anula para os alunos do ensino secundário, dotando os participantes de informação e capacitação para o empreendedorismo.

 

Ação 13 – Escola Empreendedora – Concurso ( VER MAIS )

Será realizado, conjuntamente com os parceiros do GAEE, um concurso de ideias para os alunos do ensino secundário. Apresentação em sessão pública no final do ano letivo das ideias dos alunos, com a presença das entidades empregadoras locais e outras instituições.

 

 

Ação 14 – Promover o que é nosso!! ( VER MAIS )

Esta ação aposta na Promoção e divulgação dos produtos locais, incentivando os produtores e/ou comercializadores à criação de plataforma eletrónicas e publicações em suporte de papel para disponibilização aos que nos visitam, em locais estratégicos, bem como na participação em feiras e todos os eventos a nível nacional de promoção do concelho.

 

Aposta também na divulgação de novos e já existentes canais e circuitos de promoção e comercialização.

http://www.visitmirandela.com/pages/1081

http://dalheira.com/index.php

https://www.facebook.com/Produtos-Regionais-Mirandela-1765284267033858/

 

Ação 15 – Feiras e Mercadinhos ( VER MAIS )

Ação a realizar com diversos parceiros que prevê a criação de um programa anual de dinamização do mercado municipal e de mercados de rua em zonas diferenciadas e movimentadas da cidade de Mirandela, preferencialmente ao fim de semana, altura em que o volume de visitantes e disponibilidade dos locais aumenta, assim como colaborar com o Município de Mirandela e as Juntas de Freguesia na dinamização de feiras temáticas descentralizadas dos produtos mais representativos de cada localidade.